segunda-feira, 15 de agosto de 2011

A Primeira Sopa

Por indicação da médica, o Frederico começou a sua aventura na diversificação alimentar aos quatro meses, com a sopa e não com papa.
A pediatra explicou-me que o ideal seria pela sopa, porque ele tem um peso bastante aceitável para a idade e porque normalmente os bebés ao começarem pela papa têm mais dificuldades em "aceitar" posteriormente o sabor da sopa.
Esta questão é uma das muitas que varia de médico para médico, no entanto acho realmente que tem a sua lógica.
A cronologia do inicio da alimentação sólida também se deveu ao fato de o meu pimpolho já não beber leite materno, pois, normalmente quando as crianças são alimentadas de leite materno é indicado (por alguns pediatras) que o façam em exclusivo até aos seis meses.

A primeira sopa deve ser simples, eu comecei pelo básico, uma base de batata, cenoura e cebola. Depois da sopa cozinhada, deve juntar-se um fio de azeite e triturar bem de forma a obter-se uma textura homogénea.
A consistencia da sopa irá depende logicamente da quantidade de água e com o tempo é fácil ajustar ao gosto do bebé.

A adição de de outros legumes deve ser progressiva, só se deve introduzir um leguem novo de cada vez e com um intervalo de três a quatro dias, no sentido de se poder despistar possíveis reacções alérgicas.

O cardápio do meu pimpilho neste momento é:

Pequeno Almoço: Leite
Almoço: Sopa
Lanche: Leite
Jantar: Leite
Ceia: Leite


 

Sem comentários:

Enviar um comentário